Clique aqui para mais Glitters Gifs Animados

domingo, 19 de setembro de 2010

RONDA CRIOULA 2010


A História do Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul se deu inicio no ano de 1947, a partir da criação do Departamento Tradicionalista, organizado por estudantes da famosa Escola Pública Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, liderado por João Carlos Paixão Cortes. Na capital gaúcha, neste período, se ergue, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, entre prédios residenciais e públicos, uma espécie de vila, com cerca de 400 barracas e galpões de madeira, denominada “Ronda Crioula”.





AGRADECEMOS O EMPENHO E DISPONIBILIDADE DESSES GAÚCHOS EM TRILHAR CAMINHOS RESGATANDO A CULTURA GAÚCHA NOS AMBIENTES ESCOLARES.



Nome Ronda Crioula foi buscado na campanha, onde, quando se cuida do gado nas tropeadas, os gaúchos ficam sempre em redor deles, cantarolando, assobiando, tocando violão, que assim faziam para acalmar os bois. Um fogo, aceso a certa distância do gado, fica, igualmente rodeados de gaúchos que esperam para fazer a sua ronda, ou seja, vão substituir os companheiros que estão observando o gado.




Este mês tem uma grande importância para o Rio Grande do Sul: 20 de setembro é a data máxima do nosso povo, quando é reverenciada a Revolução Farroupilha. É o marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense e foi transformada em feriado, por decisão da Assembléia Legislativa, a partir de Lei aprovada no Congresso Nacional, em 1996. No dia 13, a Chama Crioula foi acesa em vários pontos do Estado, dando continuidade às comemorações da Semana Farroupilha que se estenderam até o dia 20.







GRUPO DE DANÇAS GAÚCHAS DA ESCOLA JENNY






GUPO DE DANÇAS SENTINELAS DO JACUÍ DO COLÉGIO RIO BRANCO






Em clima de união, de clamor cívico e consciência viva, os gaúchos dão uma profunda demonstração de igualdade, integração do campo e da cidade e de respeito a sua história, reverenciando seus antecedentes, unindo gerações e etnias.

~ p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO:
Na janela de opções abaixo de COMENTAR COMO: selecione NOME/URL e digite sua identificação. Você pode deixar em branco a URL, clique em continuar.