Clique aqui para mais Glitters Gifs Animados

quinta-feira, 22 de abril de 2010

REGRAS DE CONVIVÊNCIA

OS ALUNOS DO 3ºANO CONSTRUIRAM COLETIVAMENTE
AS NORMAS DE CONVIVÊNCIA.

APRENDENDO A APRENDER







AMIGOS DA ESCOLA



quarta-feira, 21 de abril de 2010

Por: Rafael Vaz - Monday, April 19th, 2010

Nasceu em Pombal, atualmente Tiradentes, Minas Gerais, e morreu no Rio de Janeiro. Tiradentes, apelido de Joaquim José da Silva Xavier, foi o principal líder da Inconfidência Mineira, movimento libertário que ocorreu na então Vila Rica, hoje Ouro Preto, Minas Gerais, em 1789.
Descendente de família de condição média, pequenos fazendeiros, teve seis irmãos. Quarto filho, ficou órfão aos 11 anos. Não teve estudos regulares, porém recebeu influência do padrinho, que era cirurgião e clinicava, revelando desde cedo inteligência viva e versátil. Lia tudo que encontrava; interessava-se por curativos, receitas e sobretudo pela prática de dentista, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes. Espírito prático e inventivo, tentou a mineração, sem êxito, mas veio a ser técnico no reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos, o que foi reconhecido pela autoridade que o designou para tarefas importantes, por sua “inteligência mineralógica”.
Projetou canalizar as águas dos rios Andaraí e Maracanã para resolver o problema de abastecimento que, já naquela época, angustiava a população do Rio de Janeiro. Foi tropeiro e comerciante.
Como soldado, não conseguiu fazer carreira, permanecendo no posto de alferes, sempre preterido nas promoções.
Como estudioso leu os filósofos franceses, o que deve ter deixado influências fortes nas suas convicções, sobretudo o que dizia respeito à abolição da escravatura (ver Escravidão africana), à independência do domínio colonial e à instalação de um governo republicano (ver Brasil republicano).
Conhecia em profundidade a constituição norte-americana. Seu plano era provocar uma revolta que conseguisse a independência do Brasil, e a criação de uma República livre das restrições impostas à mineração, à fabricação e ao comércio de diamantes. Também pretendia a criação de uma universidade e o desenvolvimento de alguns benefícios sociais.
Em 1787 foi para o Rio de Janeiro, onde passou um ano tentando conseguir dinheiro para os seus planos. Retornou à Minas Gerais em agosto de 1788, reativando a pregação da qual resultaria o movimento libertário conhecido como Inconfidência Mineira. Dias antes conhecera José Álvares da Costa, filho do capitão-mor de Vila Rica, formado em Coimbra, que conhecia a Inglaterra e seu progresso industrial e falava do que se poderia obter no Brasil, caso houvesse a liberdade.
Multiplicaram-se os encontros em casas de pessoas eminentes, nas ruas e tavernas. Do movimento participavam pessoas de projeção como Cláudio Manoel da Costa, antigo secretário do governo; Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da Comarca e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. Pessoas do clero também apoiavam o movimento.
Eles queriam proclamar a república, adotar uma bandeira com o lema “Libertas quae será tamem” (liberdade, embora tardia), mudar a Capital para São João del-Rei, libertar os escravos e criar uma universidade.
Com o novo governador, Luís Antônio Furtado de Mendonça, visconde de Barbacena, vinha a derrama, a cobrança da enorme dívida, de quase 600 arrobas, pelos quintos atrasados. Os problemas tomavam-se cada vez maiores pois a produção do ouro diminuía e Portugal continuava cobrando altos impostos. Em Vila Rica (hoje Ouro Preto), a cidade à qual o povo por zombaria denominava Vila Pobre, estava atrasada no pagamento dos impostos, e o inicio da revolução foi marcado para a data em que o governo faria essa cobrança ou derrama.
Como a população não podia pagar, a propaganda do movimento da insurreição encontrou ambiente propício.
Mas a traição não tardaria. Em 15 de março de 1789, Silvério dos Reis foi ao palácio do governador e denunciou os companheiros. Barbacena suspendeu a derrama, tirando o maior triunfo dos conspiradores. Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro em abril e seu julgamento prolongou-se por dois anos. Durante todo o processo defendeu a causa republicana, admitindo voluntariamente ser o líder do movimento.
A rainha dona Maria I estabelecera que somente o principal responsável fosse sacrificado. A 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, cumpriu-se a sentença. Tiradentes foi publicamente enforcado e esquartejado. Seus restos foram colocados nos principais locais de suas pregações, sendo que sua cabeça foi exposta em praça pública em Vila Rica. Os demais participantes da Insurreição foram condenados ao degredo perpétuo ou temporário, outros absolvidos. A sentença dos membros do clero não sempre foi revelada.
FONTE: ROTA 83

DIA DO ÍNDIO

INDIOS NO BRASIL

19 de abril.


Os índios fazem parte da nossa história e têm muito a nos ensinar. E justamente por serem importantes foi reservada uma data no calendário anual para comemorar do Dia do Índio, que é 19 de abril.

A data foi criada no ano de 1940, dia em que foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México. O evento teve como objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.


LENDAS INDÍGENAS

A VITÓRIA-RÉGIA
Contam que certa vez uma linda índia, apaixonada, quis transformar-se em estrela. Na esperança de ver seu sonho realizado, a linda jovem lançou-se às águas misteriosas do rio, desaparecendo em seguida.
Iaci, a lua que presenciou tudo, num instante de reflexão, apiedou-se dela por ser tão linda e encantadora. Deu-lhe como prêmio a imortalização aqui na terra. Por não ser possível levá-la para o reino astral, transformou-a em vitória-régia (estrela das águas), doou-lhe um adorável perfume e espalmou-lhe as folhas para melhor refletir sua luz, nas noites de lua cheia.



O CURUPIRA
É um ser do tamanho de uma criança de seis a sete anos, anda nu, é peludo como o bicho preguiça, tem unhas compridas e afiadas, o calcanhar para frente e os pés para trás.
Toma conta da mata e dos animais mora nos buracos das árvores que tem raízes gigantescas, muito comuns da floresta amazônica.
Ele ajuda os caçadores e os pescadores que fazem o seu pedido e em troca oferecem-lhe cachaça, fósforo e fumo. Este ofertório é para que o indivíduo tenha fartura nas caçadas, pescarias e roçados.
As pessoas que não tem devoção para com ele sentem medo, enjôo e náuseas a quilômetros de distância dele. Com essas pessoas ele brinca fazendo com que elas se percam na mata.
Para se livrar do curupira deve-se cortar uma vara fazer uma cruz e colocar em um rolo de cipó tumbuí, bem apertado. Ele vê esse objeto e procura desmanchar o enrolado, enquanto ele fica entretido a desmanchar o enrolado a pessoa tem tempo para fugir.






FONTE: BLOG VAREJÃO DO ESTUDANTE

segunda-feira, 19 de abril de 2010

CUIDADOS COM O CORPO



























HORA DO CONTO


SINOPSE DO LIVRO ¨A LIMPEZA DE TEREZA¨DE SYLVIA ORTHOF
TEREZA TEM MANIA DE LIMPEZA, ENTÃO SAI ESFREGANDO TUDO QUE VÊ PELA FRENTE: CHÃO, GATO. BANANEIRA, MESA, AVIÃO...

CUIDADO! SE ELA ESTIVER POR PERTO, NEM VOCÊ VAI ESCAPAR DA FAXINA.










A PARTIR DESTA HISTÓRIA INICIARÀ VÁRIAS ATIVIDADES, DENTRE ELAS OS HÁBITOS DE HIGIENE.


DENGUE

ALUNOS DO 5ºANO DESENVOLVEM TRABALHO SOBRE A DENGUE.






ANIVERSÁRIOS


ANIVERSÁRIOS DOS ALUNOS DO 4º ANO

EDUCAR...


PAZ


PAZ...

VALORES A SEREM VIVENCIADOS POR TODA COMUNIDADE ESCOLAR.


domingo, 18 de abril de 2010

DESENVOLVENDO O PENSAR

ATIVIDADES EM SALA DE AULA.
CRUZADINHA E CAÇA-PALAVRAS.















ANIVERSÁRIO DA ESCOLA

PARABÉNS AOS EDUCADORES, ALUNOS, PAIS E FUNCIONÁRIOS
DA ESCOLA JENNY.
COM A UNIÃO DE TODOS VENCEREMOS NOSSAS METAS.
COMEMORAMOS O ANIVERSÁRIO DA ESCOLA COM AS ATIVIDADES:
GINCANA, TEATRO , ATIVIDADES ESPORTIVAS E MERENDA ESPECIAL.